Dr Dominice Soares fala sobre os benefícios da osteopatia

Não é difícil encontrar pessoas que reclamam de sequelas deixadas pela covid-19. Seja dificuldade de respiração até dores crônicas pelo corpo, que insistem em não passar. Na maioria dos casos, são queixas de pacientes que apresentaram quadros graves da doença, com internação em UTI. Os problemas mais comuns são: 

  • Fadiga, cansaço, fraqueza, mal-estar
  • Falta de ar (ou dificuldade para respirar, respiração curta)
  • Fibrose nos pulmões e/ou rins
  • Perda de paladar e olfato (temporária ou duradoura)
  • Dores de cabeça
  • Dores e/ou fraqueza musculares
  • Dificuldades de linguagem, raciocínio/concentração e memória
  • Distúrbios do sono (insônia)
  • Depressão e ansiedade
  • Agravamento de doenças preexistentes 

O país superou a marca dos 20 milhões de infectados e felizmente a maioria consegue se recuperar, mas outros precisam de ajuda e acompanhamento por mais tempo, por isso é bom procurar um profissional qualificado. O Dr Dominice Soares recomenda a fisioterapia/osteopatia, para melhorar a qualidade de vida dos pacientes no pós-covid. “Este é um método que utiliza recursos manuais para reorganizar o corpo e aliviar as dores”, explica o profissional. 

O atendimento é direcionado para a origem do problema, com o objetivo de promover a autocura do corpo humano. Este tipo de tratamento pode contribuir para evitar complicações cardiorrespiratórias em indivíduos internados, recuperar a capacidade pulmonar e motora de quem já se curou da doença e amenizar sequelas causadas pela doença. Cada ser humano é único e a doença é relativamente nova, então, o ideal é que a pessoa procure o fisioterapeuta assim que for possível, para que ele faça uma avaliação e entenda quais serão os principais objetivos do tratamento. 

Atuando em São Luís, Itapecuru-Mirim e outros municípios, o Dr Dominice Soares tem ajudado pacientes a superar as sequelas deixadas pela doença. O alívio da dor é gradual, mas logo na primeira sessão já é possível perceber uma melhora significativa. É preciso seguir um programa de exercícios regulares, que inclui ainda o alongamento, para fortalecer a musculatura e recuperar a resistência. O profissional irá avaliar para entender de onde surgiu a dor propor um programa de reabilitação mais adequado para cada caso. 

Exercícios respiratórios e técnicas manuais aplicadas pelo osteopata, melhoram a capacidade pulmonar que foi afetada pelo coronavírus. Tem ainda recomendações de exercícios para combater a fadiga e o déficit cognitivo. O tratamento osteopático é eficaz para amenizar os sintomas e aliviar as dores e o Dr Dominice recomenda ainda, sessões de acupuntura, associada a reabilitação osteopática.  

O assunto foi tema de entrevista ao vivo, no Bom Dia Mirante, da TV Mirante, nesta sexta-feira (13). O Dr Dominice Soares falou sobre o assunto e esclareceu dúvidas. 

Dr Dominice Soares fisioterapeuta e osteopata
Dr Dominice Soares em entrevista à TV Mirante

Fique sabendo 
Consultas podem ser agendadas pela internet, pelos endereços www.osteoreabilith.com e http://bit.ly/linkosteo ou se preferir, pode ligar ou mandar um WhatsApp para o número 98 98889-8760. No Instagram, siga @drdominicesoares e @osteoreabilith. Saúde, pra todos! 
Blog Noticiar – por Olavo Sampaio