A Secretaria Municipal de Assistência Social através do Centro de Referência da Assistência Social da Rua Leão da Noite, realizou nesta sexta-feira (27), uma caminhada contra o Abuso e a Exploração de Crianças e Adolescentes.

A ação faz parte da Campanha 18 de maio e contou com a participação também dos alunos das Escolas Gonçalves Dias e Assis Sudário. As crianças e adolescentes saíram em caminhada, com cartazes e faixas com mensagens de combate a exploração.

Maio amarelo

Um mês de alerta a toda a sociedade sobre o combate ao abuso e à exploração sexual de crianças e adolescentes. De acordo com o Ministério da Mulher, da Família e dos Direitos Humanos, 52% dos casos de exploração, violência ou abuso sexual ocorrem dentro da casa da vítima, e apenas um em cada 10 casos é notificado às autoridades.

Denúncia

A denúncia de casos de abuso ou exploração sexual pode ser feita pelo Disque 100. A ligação é gratuita e pode ser feita de forma anônima. O serviço está disponível 24 horas, todos os dias, inclusive fins de semana e feriados.

Maio Laranja

No dia 18 de maio é celebrado o Dia Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes. A data instituída pela Lei Federal nº 9.970/00 foi escolhida em memória à menina Araceli Crespo, de 8 anos, que foi espancada, estuprada, drogada e morta em Vitória (ES). A menina desapareceu em 18 de maio de 1973 e foi encontrada seis dias depois em um terreno baldio, próximo ao centro da cidade. O processo acabou arquivado.