Na manhã desta sexta-feira (27), Rejanny Braga, suplente de vereadora de São Luís, participou do Seminário Estadual Mais Mulheres na Política, realizado pela Frente Maranhense Mais Mulheres na Política, realizado no Auditório Neiva Moreira da Assembleia Legislativa do Maranhão.

O evento reuniu instituições públicas, iniciativa privada e sociedade civil com o objetivo de incentivar a participação feminina na política e a luta por políticas públicas para as mulheres.

A Frente Maranhense Mais Mulheres na Política foi criada pela líder da Bancada Feminina do Senado Federal, a senadora Eliziane Gama, em parceira com a Procuradoria Especial da Mulher e Tribunal Superior Eleitoral (TSE).

“Precisamos encontrar mecanismos que melhorem a participação feminina na política, porque nós podemos fazer mais e ocupar os espaços de poder. Temos capacidade para sermos deputadas, senadoras ou governadoras. Lugar de mulher também é na política”, disse Rejanny Braga, que nesta semana fez uma grande ação social voltada para mulheres, no Conjunto São Raimundo.

Programação

No sábado, dia 28 de maio acontecerá a “Caminhada Mais Mulheres na Política” com a presença das mulheres que integram a Frente Maranhense. A concentração está agendada para às 8 horas na Praça Deodoro, Centro de São Luís.

Representatividade

Segundo o IBGE, no Maranhão, 50,4% do eleitorado é composto por mulheres, e os outros 49,6% são homens. De acordo com o TSE, com base nos dados das eleições de 2020, apenas 21,6% dos prefeitos eleitos no primeiro turno das eleições no estado deste ano são mulheres. Isso significa que, a cada 10 prefeitos eleitos, apenas dois foram do sexo feminino.