O Maranhão já tem 13 casos confirmados de varíola dos macacos (monkeypox) e 31 outros casos suspeitos estão sendo investigados, segundo a Secretaria Estadual de Saúde (SES) .

Dos casos confirmados, nove foram em São Luís, um em Pindaré-Mirim, um em Timon e dois em Santa Inês, onde um de 20 anos, e outro de 29 anos, tiveram sintomas leves. No entanto, a maioria dos casos está sendo registrada em pessoas com idade entre 30 e 39 anos.

Também chama a atenção o fato de que, em todos os casos confirmados, os pacientes são do sexo masculino e apresentaram os seguintes sintomas:

Erupção cutânea aguda, Febre de início súbito, Cefaleia, Dor nas costas, Dor de garganta, Suor/calafrios, Lesão genital/perianal, Astenia/fraqueza.

Ainda segundo a SES, os casos suspeitos estão sendo investigados em 12 municípios. São 18 adultos, oito adolescentes, quatro crianças e um idoso. Veja a lista dos municípios com casos suspeitos.

Bom Jardim – 1 caso suspeito, Buriticupu – 1 caso suspeito, Miranda do Norte – 1 caso suspeito, Monção – 1 caso suspeito, Paço do Lumiar – 1 caso suspeito, Timbiras – 1 caso suspeito, Vitória do Mearim – 1 caso suspeito, Serrano – 2 casos suspeitos, Santa Luzia – 2 casos suspeitos, São José de Ribamar – 2 casos suspeitos, Imperatriz – 4 casos suspeitos, São Luís – 14 casos suspeitos.

Sintomas e transmissão

Os sintomas iniciais da varíola dos macacos costumam ser febre, dor de cabeça, dores musculares, dor nas costas, gânglios (linfonodos) inchados, calafrios e exaustão.

“Depois do período de incubação [tempo entre a infecção e o início dos sintomas], o indivíduo começa com uma manifestação inespecífica, com sintomas que observamos em outras viroses: febre, mal-estar, cansaço, perda de apetite, prostração”, explica Giliane Trindade, virologista e pesquisadora do Departamento de Microbiologia da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG).

Dentro de 1 a 3 dias (às vezes mais) após o aparecimento da febre, o paciente desenvolve uma erupção cutânea, geralmente começando no rosto e se espalhando para outras partes do corpo.