O Corpo de Bombeiros Militar do Maranhão (CBMMA) entregou, nesta quarta-feira (28), a mais alta comenda da corporação, a medalha Alferes Moraes Souto, para civis e entidades, no auditório do Palácio Henrique de La Roque. Entre os homenageados, está o diretor de jornalismo da TV Mirante, Alex Barbosa.

É a segunda homenagem recebida pelo jornalista, que antes já havia sido agraciado com a medalha Simão Estácio da Silveira, concedida pela Câmara de Vereadores de São Luís. Alex está a frente do jornalismo da TV Mirante, a maior emissora de televisão do Maranhão há uns três meses e vem realizando uma gestão humanizada, pautada no bom jornalismo, que informa e presta serviço ao cidadão/telespectador. Antes de assumir a direção de jornalismo da afiliada da Rede Globo, Alex Barbosa era repórter de rede, responsável por mostrar o Maranhão para o resto do Brasil, em rede nacional.

O comandante do Corpo de Bombeiros do Maranhão, coronel Célio Roberto, falou da importância de condecorar autoridades e militares que marcaram a trajetória da corporação. “Nós chegamos ao final do ano com resultados positivos e a gente aproveita para celebrar esse momento, fazendo reconhecimento de todos que têm contribuído com o Corpo de Bombeiros. Agora estamos nos preparando para o período intenso de chuvas, estamos felizes porque conseguimos reduzir o número de queimadas em relação aos anos anteriores. Temos muitos motivos para celebrar”, disse o comandante.

Medalha Alferes Moraes Souto 

A medalha Alferes Moraes Souto é concedida a pessoas ou entidades com relevantes serviços prestados ao Corpo de Bombeiros.

A entrega da honraria acontece nos meses de julho, em comemoração ao Dia Nacional dos Bombeiros, e em dezembro, em comemoração ao aniversário da corporação, que em 2022, completa 119 anos de criação.

“Estamos hoje comemorando um dia alegre, histórico, compartilhando a alegria com nossos irmãos bombeiros e seus familiares. Estamos juntos e vamos continuar lutando para investir na valorização, reconhecimento e estruturação dando todo apoio à corporação”, disse coronel Silvio Leite, secretário de Segurança Pública.

Na oportunidade, também foram homenageados os capelães do Corpo de Bombeiros pelos relevantes serviços prestados à comunidade e aos bombeiros militares em suas Unidades Operacionais.