Deputada Detinha se despede da Alema com saldo positivo de trabalho

A deputada estadual Detinha está encerrando um ciclo de trabalho na Assembleia Legislativa do Maranhão, para alçar voos ainda maiores, agora no Congresso Nacional, onde atuará como deputada federal, na Câmara. Nesta semana, ela se despediu do parlamento estadual com a sensação de dever cumprido e a certeza de que lutou o bom combate, para aprovar leis importantes para a sociedade em geral, em especial às mulheres.

O destaque foi para a cultura. “Estou me despedindo da ALEMA de uma forma muito especial. Tive meu último Projeto de Lei aprovado, que consiste em elevar a Dança Portuguesa à condição de Patrimônio Cultural de Natureza Imaterial do Estado do Maranhão”, disse Detinha, em uma rede social, ao lado de representantes da agremiação.

“Lei esta que será muito importante para a valorização da cultura do nosso estado. Em nome do amigo Zeca da Cultura, parabenizo todos os representantes de danças portuguesas que estiveram comigo na manhã de hoje na Assembleia Legislativa e de todo o estado do Maranhão pelo lindo trabalho que vêm fazendo todos esses anos mesmo com todos os obstáculos”, completemtou a parlamentar.

Ao lado do também deputado estadual e presidente estadual do PL,  Hélio Soares e de Solange Almeida, registrou o momento.

Detinha foi a deputada federal mais votada nas eleições de outubro de 2022, com mais de 161 mil votos. Além disso, também entra para a história com o marido Josemar, como o único casal eleito para a Câmara Federal, pelo mesmo estado. Juntos, eles somaram mais de 300 mil votos.

Sobre Detinha 

Em 2005, Detinha iniciou sua trajetória política quando assumiu a Secretaria de Assistência Social do município de Maranhãozinho, onde desenvolveu importantes projetos.

Em 2008, foi convidada a disputar as eleições municipais para o cargo de prefeita, no município de Centro do Guilherme (vizinho a Maranhãozinho) e foi eleita com 52% dos votos. Durante a sua gestão, conseguiu elevar a posição nacional quanto aos índices de desenvolvimento no município.

Resultado alcançado a partir de uma política de forte impacto social, com serviços essenciais nas áreas de infraestrutura, políticas de saúde e educação, que possibilitaram o desenvolvimento de Centro do Guilherme. Em razão de todo esse trabalho, disputou a reeleição em 2012, sendo reeleita com 82% dos votos válidos.

Após a experiência como gestora, em 2016, ampliou o seu trabalho social nos municípios acompanhando o seu esposo, deputado Josimar Maranhãozinho, na formulação de políticas públicas para as cidades maranhenses. Dessa forma, comprovou a sua capacidade técnica, político-administrativa e com forte disposição para seguir trabalhando pelo Estado do Maranhão com a mesma característica, sua política de compromissos voltada para o desenvolvimento socioeconômico e fortalecimento dos municípios.

Em 2018, Detinha disputou as eleições concorrendo ao cargo de Deputada Estadual, onde conseguiu com êxito a vitória, sendo a deputada estadual mais bem votada das eleições daquele ano, com o total de 88.402 votos.

Anteriores

Agricultura Familiar de Paço do Lumiar realiza exposição de produtos no Vassoural em comemoração ao aniversário da cidade

Próximo

Representando a Câmara, Chaguinhas prestigia posse da nova diretoria da Famem

  1. Professor Theudas.s

    A assembleia legislativa do Maranhão conseguiu assar uma de suas deputadas mais atuantes frente às necessidades dos hipossuficiente em todas suas versões, fechando seu mandato com a colocação de nosso estado no cenário nacional com a colocação da dança portuguesa como patrimônio imaterial, e podemos doravante esperar novos projetos lei de caráter nacional em benefício de nossa nação, que Deus abençoe seu mandato.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Desenvolvido em WordPress & Tema por Anders Norén